Passo a passo

Publicado em Deixe um comentário
A primeira coisa a fazer quando pretendemos confeccionar um Folder ou Folheto ou Flayer ou também chamado por Panfletos em alguns locais e tem até quem chame de Filipetas, é saber as dimensões do papel que vamos utilizar, o tipo de papel e a sua gramatura.

Das dimensões:

Normalmente as dimensões dos Folhetos são múltiplos ou sub-múltiplos das dimensões de uma folha no tamanho A0, ou sejam:

Dimensoes de Papel

O cliente tem a liberdade de solicitar a confecção dos folhetos em qualquer forma e tamanho. Na verdade os folhetos podem ser de quaisquer dimensões mas é interessante que se tenha a preocupação com o índice de aproveitamento do papel para evitarmos perdas desnecessárias.

Geralmente existe uma padronização nestas dimensões. Nós da Gráfica 24 horas utilizamos as seguintes medidas, quando produzimos com os papéis nas gramaturas de 115g/m² ou 150g/m²:

  • 10 cm x 15 cm
  • 10 cm x 21 cm
  • 15 cm x 21 cm
  • 20 cm x 21 cm
  • 10 cm x 45 cm
  • 15 cm x 30 cm
  • 21 cm x 30 cm
  • 21 cm x 45 cm
  • 30 cm x 42 cm
Já na gramatura de 80g/m² as dimensões mudam um pouco, vejamos:
  • 10 cm x 14 cm
  • 09 cm x 20 cm
  • 20 cm x 14 cm
  • 18 cm x 20 cm
  • 20 cm x 28 cm
  • 28 cm x 40 cm

Outra questão que deve ser levada em consideração, é a gramatura do papel a ser usado.

Na Gráfica 24 horas as gramaturas para os folhetos que normalmente são confeccionados com papel do tipo Couché Brilho, são: 80g/m² – 115g/m² e 150g/m². Não que não possa ser feito com outras gramaturas e outros tipos de papel mas estas são as padronizadas por nós e que são produzidas em 01 dia útil se não houverem acabamentos adicionais do tipo, dobras ou corte com faca especial.
Quando for o caso do cliente solicitar uma gramatura diferentes destas ou um papel diferente, os valores serão objeto de orçamentos individuais à parte e poderão ser solicitados pelos endereços de e-mail orcamento.grafica24hs@gmail.com ou contato@grafica24hs.com.br.

folheto criativo

Ainda dando continuidade na questão das dimensões, os tamanhos e formas podem variar de acordo com a necessidade de cada cliente. Apenas lembramos de que quando as dimensões fogem dos tamanhos padronizados, os custos também sofrerão alterações de acordo com as características individuais de cada trabalho.

As formas que fogem as condições de Corte Reto ou Refile, terão acréscimo dos custos da Faca que terá de ser utilizada na confecção do folheto e o prazo para a confecção desta faca também deve ser considerado e somado no prazo de conclusão do trabalho.

Outra situação que interfere nas dimensões e no custo final do produto é o número de dobras que poderá ter o folheto. Quanto mais dobras e maior for trabalho de acabamentos extras, maior será o custo. O prazo de entrega do serviço também sofre acréscimos que deverão ser consultados no ato do pedido do trabalho.


folhetos com dobras

faquinha-de-coelho-com-orelhas-faca-de-cortar-coelhinho

As dobras e as facas quando são inseridas na confecção dos folhetos, estas sempre trazem os incovenientes do prazo mais dilatado e os custos mais elevados, porem sem dúvida de que os resultados sempre são surpreendentes.

Tudo sempre tem de ser contra-balançado levando em conta o Custo / Benefício. Nem tão muito nem tão pouco.

Conforme já foi dito anteriormente, existem padrões que são normalmente utilizados pelas gráficas mas o cliente tem a sua disposição uma variedade de tipos de papeis, gramaturas diversas e inclusive as texturas dos papeis, que podem variar de um tipo bem simples a outros mais requintados.

Falando de requinte, isso me leva diretamente a fazer uma observação que deve ser analisada por quem está querendo fazer folhetos.

Qual a finalidade deste folheto ou panfleto, como queira chamar?

Este seu folheto será distribuído em larga escala nos sinais de transito ou ficarão expostos para que os interessados possam pegá-los na medida de seu interesse em seu produto ou informação?

Pode não parecer, mas a espessura do papel utilizado na confecção do folheto, pode influenciar e muito, na recepção do mesmo pelo seu público.


entregando folhetos

Quando nos utilizamos de um papel mais fino, tipo da gramatura 80g/m², tem-se por objetivo passar uma informação de impacto ou as informações contidas ali naquele folheto, são apenas para consulta temporária. Exemplo dos Encartes de Supermercados e outras propagandas que tem a intensão de apenas informar por um curto período de tempo.

Já quando queremos que o nosso público alvo, não somente seja informado mas também que guarde aquela informação contida naquele material para que possa ser consultado posteriormente, é indicado que se use um papel mais espesso como o 115g/m2 ou o 150g/m2 devido a durabilidade e a textura do papel ter de ser um pouco mais grossa, passando uma informação no tato do papel, de que o conteúdo ali apresentado, tem um valor especial e deve ser guardado.

Quando o papel é mais fino, temos por hábito ver ou ler a informação e logo após descarta-lo, amassando com nossas mãos e direcionando para o lixo mais próximo, pois o que interessava ali já foi absorvido e não mais temos a necessidade de guardar na forma de papel, mas sim em nossa mente, como informação temporária.

Deixe um comentário